Peterson Genealogia

Sobre a Pesquisa em Genealogia

Criar uma árvore genealógica é uma tarefa que exige persistência, tempo e disposição. No início, com os parentes mais próximos, é fácil obter informação, mas à medida que nos aprofundamos no passado, torna-se necessário pesquisa de campo. O avanço da informática tornou possível obter bastante dados digitalizados on line, mas ainda assim há muito que precisa ser buscado in loco, através de consulta às prefeituras, à igreja, aos órgãos de censo populacional e até mesmo aos cemitérios.
Assim, dados relevantes desta árvore foram obtidos de outras árvores genealógicas já em desenvolvimento, principalmente referentes à vó Helena. Informações sobre os pais do vô Constante foram obtidas no cemitério municipal de São Leopoldo. Dados sobre alguns parentes estão em andamento através de viagens até o lugar onde vivem.
Helena Luísa Lamb e seus irmãos Maria Arminda Lamb, João Augusto Lamb e João Luiz Lamb.
Sobre os Petersson
Johan August Petersson nasceu em 1851, em Wisserfjärda, em Karamela/Kalmar, na Suécia.Em 31/12/1875, casou com Emma Charlotte Andersdotter, nascida em 1856. Moravam em Kikebo/Döderhult, em Kalmar, e tiveram os filhos Johan Fredrik Constantin, Karl Oskar, Bror Elof, Anna Augusta, Emmy Augusta, Selma Eugenia, Ellen Viktoria, Johan August Amandus e Erik Hillmer. Em 1896, emigraram para o Brasil e se fixaram em São Leopoldo, RS. Em 1901, o filho mais velho, Johan Fredrik casou com Helena Luisa Lamb. Em 1909, faleceu Johan August. Emma Charlotte viveu até 1941, falecendo com 85 anos.
Curiosidades sobre os Lamb
Johann Peter Lamb e Anna Elisabeth, com os filhos alemães Johann Peter, Johann Adam, Johann Georg, Johann Nikolaus, Johann Christian e Johann Konrad, vieram para o Brasil em 1827. Provenientes de Womrath, perto de Simmern, no estado da Renânia-Palatinado, na Alemanha, viajaram no veleiro Fliegender Adler, que chegou ao Rio de Janeiro na segunda metade de 1827, de onde foram transportados para o sul pelo costeiro Dido, e chegaram a São Leopoldo em 16/12/1827. Johann Peter Lamb era evangélico, alfaiate, casou com Anna Elisabeth Köhl, nascida em Mutterschied, junto a Simmern. Pode-se afirmar com relativa segurança que todos os Lamb encontrados no Brasil descendem deste casal imigrante. (Fonte: Hunsche, Carlos H. & Maria Astolfi, Quadriênio 1827-1830/Tomo II, pág 1051 + Gilson Justino da Rosa "Imigrantes Alemães", 1824-1853, pág. 90)